segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Destaques da semana (de 01.12 a 07.12)

(legenda: jimmy two shoes)
Nova programação (dia 01, terça, TV Rá Tim Bum) - No mês de dezembro, quando o canal completa cinco anos no ar, com uma marca de aproximadamente 2,5 milhões de assinantes, os telespectadores mirins e seus pais serão presenteados com a estreia da animação Traçando Arte, no dia 05, e uma grade de programação totalmente repaginada, dividida em blocos temáticos.

Especiais de Natal (dia 01, diariamente, das 10h, 11h30, Cartoon Network) - o canal entra no clima natalino e exibe, de segunda a sexta-feira, das 10h às 11h30, exibe episódios cheios de HOHOHO de desenhos favoritos como Ben 10, O Acampamento de Lazlo, A Mansão Foster para Amigos Imaginários e As Meninas Superpoderosas.

Presentes de Doki (de 01 a 25, sempre às 18h, Discovery Kids, estreia) - em tempos natalinos, o canal apresenta um bloco composto por programas inéditos relacionadas ao Natal. Por meio de diferentes histórias, as séries Toot & Puddle: Uma Aventura de Natal; O Natal Mágico de Franklin; George, o Curioso: Um Natal cheio de Macacadas e O Natal do Caillou reforçam o verdadeiro sentido dessa data e comemoram tradições e costumes diferentes, valorizando a importância de estar cercado de amigos em momentos importantes. O especial inclui também a estreia de episódios das séries preferidas dos pequenos, entre eles estão: Sid, o Cientista, Wow! Wow! Wubbzy!, Franklin, Miss Spider e Willa e os Animais, entre outros.

50 Filmes que Você Deveria Assistir Antes de Morrer (de 01 ao 25, diariamente, a partir das 22h, TCM) - nesta terceira edição do especial, pela primeira vez, as obras-primas de Hollywood estarão lado a lado com produções consagradas do cinema mundial. O neorrealismo italiano, uma ópera rock britânica e até os samurais do mestre Akira Kurosawa se entendem muito bem com astros como Bogart, Capra, Eastwood e companhia. Os cinéfilos poderão testemunhar, por exemplo, Robert Donat escapando a todo vapor na primeira grande obra de Alfred Hitchcock, Os 39 Degraus; um pai e filho na Roma pós-guerra em uma busca impossível no emotivo Ladrões de Bicicletas; o inesquecível trio de indisciplinados militares ingleses encabeçado por Cary Grant na exótica aventura Gunga Din; uma turminha de crianças caçando o tesouro perdido dos piratas no clássico infantil Os Goonies; o macabro e sedutor jogo de luzes e sombras de Jacques Tourneur em Sangue de Pantera; e o corrompido Ray Milland em seu devastador e extremo retrato de um alcoólatra em Farrapo Humano.

What´s On: Law & Order (dia 01, terça, 22h55, Universal, inédito) - programa apresenta os bastidores da sobre a vigésima temporada da série de maior longevidade da TV, que estreia no dia 12 de janeiro. O programa traz depoimentos do elenco e do criador e produtor executivo Dick Wolf. Nele, o ator Anthony Anderson, que interpreta Kevin Bernard, declara que a primeira coisa que lhe vem à cabeça quando pensa na série é a história e o fato de fazer parte dela. O ator diz ainda que acredita ser difícil que outra série atinja novamente tantas temporadas no ar. Já o criador e produtor executivo, Dick Wolf, confessa que não esperava tanta longevidade.

Eurofestival: Felix van Groeningen (dia 03, quinta, 20h, Eurochannel, inédito) - no programa, a equipe do canal conversa com o diretor belga Felix van Groeningen, que esteve em Cannes para divulgar seu terceiro longa, Os Infelizes (The Misfortunates, 2009).

Perfect Catch (dia 03, quinta, 21h, E!, estreia) - o reality apresentado pela bela Carmen Electra acompanha quatro homens e quatro mulheres, que saem à caça de suas caras-metade pelos lugares mais badalados das Ilhas Gregas. Para isso, os oito concorrentes se divertem em praias durante o dia e em bares e danceterias durante a noite.

Temptation Island (dia 03, quinta, 21h, E!) - a temperatura sobe com o episódio final da segunda temporada da série que mostra mais casais separados em um lugar paradisíaco, tendo de conviver com solteiros para lá de interessantes.

Consumo: Qual É o Limite? (dia 03, quinta, 23h, TV Cultura, inédito) - documentário produzido pelo diretor Ricardo Bruini, analisa a origem e o destino de diversos bens de consumo, questiona o atual estilo de vida do ser humano e seu impacto ao meio ambiente. Desmente a ideia de que apenas grandes corporações e governos são responsáveis pelo aquecimento global e pelo esgotamento dos recursos naturais. São as nossas decisões de compra que estimulam e perpetuam a economia mundial baseada no consumo. Mas, afinal, o que podemos fazer para minimizar esses impactos? É hora de mudarmos nossos hábitos.

O Assassino do Alfabeto (dia 03, quinta, 23h50, Telecine Premium) - baseado em um caso real ocorrido em Rochester, o enredo mostra a investigação de um caso de assassino em série. A policial encarregada do caso se envolve tanto que acaba sofrendo os efeitos psicológicos do trabalho.

Animania (dia 04, sexta, 19h30, TV Cultura, inédito) - a massa de modelar é capaz de animar belas histórias. E é isso que Zeca 2D e Seth descobrem durante um trabalho de claymation, técnica de animar com massinha. No quadro Córtex, conferem uma obra-prima: o filme Frankenstein Punk, de Cao Hambuguer e Eliane Fonseca, que conta a história de um monstro bom e incompreendido. No bloco Via Web, eles vêem a série Caquinhas, de César Cabral, com os episódios Aventura no Asfalto, Ninjas e Vaso. Do Rio Grande do Sul, o animador Diego Souza fala dos Causos de Gaudério, um seriado que conta o dia a dia de um gaúcho típico em sua fazenda. O animador Pedro Luá chega para ensinar como fazer uma estrutura básica com arame de alumínio e animar massinha. Seth acaba se empolgando e constrói um boneco diferente, feito com uma meleca pra lá de inusitada: o Nhaca (leia mais aqui).

Arn: O Cavaleiro Templário (dia 04, sexta, 22h, Telecine Premium, estreia) - um homem criado num mosteiro revela-se um guerreiro e se envolve em um romance proibido. Produção alemã para quem gosta de histórias medievais.

A Ostra e o Vento (dia 04, sexta, 23h30, TV CUltura, estreia) - o bloco Cine Brasil apresenta este filme (1998) do diretor Walter Lima Jr. A jovem Marcela vive numa ilha com seu pai, o faroleiro José, e o velho Daniel. O único contato da menina com o mundo exterior se dá por meio de uma embarcação com quatro marinheiros que regularmente vão levar-lhes provisões. Através das palavras de Daniel, que a ensina a ler e é sua fonte de ternura e conhecimento, e da severidade do pai, que quer protegê-la do resto do mundo, Marcela segue sua vida até que, ao tornar-se adolescente, passa a sentir sua sexualidade e seus anseios de viver de forma intensa. No elenco Lima Duarte, Leandra Leal, Fernando Torres, Castrinho, Floriano Peixoto e Debora Bloch.

Traçando Arte (dia 05, domingo, 10h, TV Rá Tim Bum, estreia) - a série que busca apresentar ao público infantil um pouco da obra e da biografia de grandes pintores brasileiros. Para isso, o programa se vale de dois protagonistas: Trácio e Jean Pierre - traças de personalidades opostas que vivem em um museu e que, a cada programa, apresentam um artista diferente para a garotada.

Hot Girls in Scary Places (dia 05, sábado, 12h, E!, estreia) - canal registra apavorante noite de três estudantes da USC (University of Sul Califórnia) trancadas em um hospital mal-assombrado. As jovens precisam passar a noite por lá, realizando uma investigação paranormal. Tudo isso para encontrar um cofre com 10 mil dólares, o prêmio por essas horas aterrorizantes. Mais perigoso que as ameaças fantasmas, porém, é o motivo que as faz permanecer por lá: quem sair antes do sol nascer perde todo o dinheiro.

Teatro Rá Tim Bum: Sopa de Pedra (dia 05, sábado, 13h15, TV Cultura, inédito) - peça infantil, gravada em alta definição, é uma adaptação do texto de Tatiana Belinky para o teatro. O espetáculo conta a história de dois artistas de rua, Magnólio e Benzedrino que passam por um momento muito difícil: não conseguem público para suas apresentações. Eles resolvem partir em busca de um lugar onde haja pessoas. Em seu caminho encontram uma senhora que os recebe em sua casa para um descanso, mas lhes nega comida. Os dois artistas percebem que a velha está com a dispensa cheia e acabam por envolvê-la com uma promessa: farão uma sopa de pedra que só eles têm a receita. A velha gananciosa adora a ideia de não precisar gastar dinheiro para comprar comida e convida Magnólio e Bezendrino para cozinharem. Sutilmente, eles vão acrescentando à sopa todos os legumes, além de toicinho e até carne. Servem então uma refeição muito saborosa e acabam revelando que o alimento na verdade, com pedra ou sem pedra, teria o mesmo gosto. A velha expulsa os dois artistas, furiosa por ter sido enganada, mas feliz por estar com o caldeirão cheio da deliciosa sopa.

Os Padrinhos Mágicos - Ídolos das Fadas (dia 05, sábado, 19h, Nickelodeon) - o gênio está de volta para atormentar a vida do pequeno Timmy. Enquanto isso, milhares de fadas chegam à cidade para disputar um concurso de canto. Quem será eleito o Ídolo das Fadas?

Os Padrinhos Mágicos – Um Bebê Muito Louco (dia 05, sábado, 20h, Nickelodeon) - Timmy deseja que Cosmo e Wanda tenham seu próprio bebê. E quando os inimigos dos padrinhos mágicos descobrem a existência do primeiro bebê fada em mais de 10 mil anos, decidem fazer de tudo para seqüestrá-lo.

A Saga dos Padrinhos Mágicos 1 (dia 06, domingo, 19h, Nickelodeon) - a trilogia de Os Padrinhos Mágicos começa como um grande épico. O menino Timmy – o protegido das fadas Cosmo e Wanda – tem que enfrentar um buraco negro que está consumindo todo o universo mágico. E só ele é capaz de ajudar, já que ele é “O Escolhido” (assim como Neo, da trilogia Matrix).

A Saga dos Padrinhos Mágicos 2 (dia 06, domingo, 20h, Nickelodeon) - Timmy acredita que venceu a luta e volta para a casa de seus pais, no mundo real. Mas Cosmo e Wanda são capturados e levados para a prisão de Abacatraz (uma mistura da prisão de Azkaban, de Harry Potter, e a famosa prisão Alcatraz). Então, o garoto decide voltar para o mundo das fadas e lutar. A diferença é que agora ele está equipado com sabres de luz (da trilogia Star Wars).

A Saga dos Padrinhos Mágicos 3 (dia 06, domingo, 21h, Nickelodeon) - Timmy acorda em seu quarto e é como se a grande batalha não tivesse acontecido. Mas algo está fora do normal – seus pais e amigos estão agindo de uma maneira muito estranha. Agora o garoto terá que enfrentar um robô que quer destruir o mundo real (fazendo uma alusão à trilogia O Exterminador do Futuro).

Jimmy Two Shoes (dia 07, segunda a sextam 16h30, Nickelodeon, estreia) - a nova série de animação conta a história do menino mais alto astral que existe. Jimmy é muito feliz e adora brincar, mas acaba indo parar na Cidade Tristeza – um lugar onde ninguém nunca ouviu falar em diversão. Junto com sua cachorra de estimação e sua amiga maluquinha Heloise, ele vai agitar a cidade. Porém, Lucio, o homem mais poderoso do lugar, não está gostando nada da onda de felicidade que Jimmy está causando e vai fazer de tudo para acabar com a festa.

(shirley paradizo)

Nenhum comentário: