quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Cinema: De Profundis

Cada vez mais os produtores de desenhos animados em longa-metragem sabem o que é preciso também agradar ao público adulto. Afinal, criança não vai sozinha ao cinema, e é sempre bom que os pais, tios ou avós acompanhantes dos pequenos também se divirtam com o que se passa na tela. Quanto mais pessoas gostarem do filme - independente da idade - maior será o faturamento dos estúdios. E outra: principalmente por causa das décadas e décadas do reinado Disney, convencionou-se acreditar que desenho animado é, necessariamente, diversão infantil. Grande engano!

Animação não é um gênero, mas uma técnica, e com ela podem ser feitas comédias, dramas, romances... e até filmes infantis. Mas como ainda se passarão outras décadas e décadas até que o público em geral perceba que desenho animado não é feito apenas para crianças, vale ressaltar a dica de uma belíssima animação que tem tudo para encantar crianças, pré-adolescentes, jovens e - claro - seus acompanhantes adultos também. Trata-se da co-produção hispano-lusitana De Profundis. Hispano-lusitana? Como assim? Espanhois e portugueses fazendo desenho animado de longa-metragem? Sim, e de altíssima qualidade!

Com muita magia e um inebriante clima onírico, De Profundis narra a saga de um pescador cujo barco afunda no oceano, matando toda a tripulação. Menos o nosso heroi, que é salvo por uma sereia e passa a explorar o universo submarino ao lado dela. Durante a jornada, o roteiro do galego Miguelanxo Prado (também diretor do filme) leva o espectador a um verdadeiro sonho submarino, repleto de metáforas, viagens surreais e interpretações em aberto que certamente renderão ótimas discussões pós-filme. Para pequenos e grandes.

Sem nenhum diálogo, recheado de poesia, e com uma trilha sonora que ajuda a embalar a fantasia proposta pelo roteiro, De Profundis também passa longe da parafernália tecnológica das produções atuais: sua realização demandou dez mil desenhos pintados a mão, e posteriormente animados através de técnicas tradicionais. Indicado ao Prêmio Goya (o Oscar Espanhol) de melhor animação, De Profundis propõe um viagem poética e diferenciada para corações de todas as idades. E prova que nem só de Disney e Pixar vivem os grandes desenhos animados em longa-metragem.

Em cartaz: dia 06, sexta, nos cinemas nacionais

Classificação: livre

(celso sabadin*)

* o multimídia e querido amigo celso sabadin é autor do livro autor do livro vocês ainda não ouviram nada – a barulhenta história do cinema mudo e jornalista especializado em crítica cinematográfica desde 1980. Atualmente, dirige o planeta tela (um espaço cultural que promove cursos, palestras e mostras de cinema) e é crítico de cinema da TV gazeta e da rádio bandeirantes.

Nenhum comentário: