sábado, 7 de novembro de 2009

Exposição: Vertigem

Muito grafite, pinturas bem coloridas, interatividade e objetos sonoros: você vai encontrar tudo isso na mostra Vertigem, da dupla de artistas plásticos OSGEMEOS, em cartaz no Museu de Arte Brasileira na FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), em São Paulo. E se você pensava que a exposição era só para adultos, não se engane: a criançada também vai se divertir. A primeira coisa que chama atenção é a variedade de cores.

Os personagens têm a pele amarelada, narizes largos e olhos espaçados, vestem roupas coloridas e são retratados em paisagens estampadas. E a caracterização remete à periferia das cidades e ao folclore nordestino, mas sempre de uma maneira poética. Depois desse primeiro olhar para as pinturas, as crianças vão se divertir com as peças interativas: elas podem entrar em um carro (de onde têm uma outra visão dos desenhos expostos), tocar um piano e ouvir os sons que saem de uma caixa de música. A má notícia é que ainda não há previsão de que a mostra siga para outras cidades do país.

Quem são OSGEMEOS
Ainda na infância, em meados dos anos 80, os gêmeos idênticos Gustavo e Otávio começaram na street art, mesclando elementos do folclore nacional com outros ligados ao desenvolvimento do grafite, arte nascida nas ruas. Suas telas seguem a tradição do retrato, com personagens multicoloridos em uma atmosfera onírica. Em 1993, OSGEMEOS, como ficaram conhecidos na street art, começaram a participar de mostras coletivas.

Seis anos depois, suas criações entraram para o cenário internacional da arte urbana contemporânea, e também do circuito comercial, em países como Reino Unido, França, Cuba, Japão e Estados Unidos, entre outros. O grande convite da dupla veio em 2007, quando foram chamados para pintar o castelo histórico de Kelburn, em Ayrshire, um dos mais importantes da Escócia. No ano seguinte, OSGEMEOS coloriram a famosa fachada da galeria Tate Modern, em Londres.

E em junho deste ano, o destaque foi a pintura que fizeram no grande muro, que imortalizou o cruzamento da avenida Bowery com a Houston, colorido anteriormente por Keith Haring, em 1982.

Vertigem, de OSGEMEOS
Onde: MAB - FAAP (Museu de Arte Brasileira - Fundação Armando Alvares Penteado) - Rua Alagoas, 903, Higienópolis, São Paulo-SP
Quando: até 13 de dezembro
Horário: de terça à sexta-feira, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h (fechado às segundas, inclusive nos feriados)
Mais informações: http://www.faap.br/
Tel.: 11 3662-7198
Entrada Franca

*texto de simoni tinti, publicado originalmente no site da revista crescer

Nenhum comentário: