sábado, 5 de dezembro de 2009

Estreia: Traçando Arte

Não devem ser poucos os esforços para levar o melhor de nossa arte às crianças e, agora, um novo programa na TV Rá Tim Bum promove uma forma de isso acontecer. A animação Traçando Arte estreia neste sábado e tem como protagonistas duas simpáticas traças - Jean-Pierre e Trácio - que vivem em um museu. Enquanto o primeiro (dublado pelo chef Olivier Anquier) é bem-educado e adora arte, o segundo é um guloso que só pensa em comer os quadros.

O objetivo de Traçando Arte não é ser um programa didático, mas apresentar um pouco da obra e da biografia de artistas brasileiros de uma forma engraçada e atraente para as crianças. E nesse cuidado com a maneira de falar para os pequenos, o roteirista do programa, Cacá Amadei, que também é professor da universidade UniRadial/Estácio, não podia ter consultores melhores que seus filhos: Tiago, 7 anos, e Fernanda, 4. “Em muitos momentos eles foram os meus ‘cobaias’. Colocava os episódios para eles assistirem, pedia opiniões...”. E de onde veio a inspiração para montar os roteiros? “De livros, quadrinhos, desenhos, das histórias dos artistas...”.

Ao todo, o programa vai apresentar 13 pintores brasileiros, os quais serão apresentados sempre durante as conversas dos dois protagonistas. Jean-Pierre, que vivia no museu do Louvre, em Paris (bem atrás da pintura da Mona Lisa!), está sempre querendo convencer Trácio a não comer um quadro de Tarsila do Amaral, ou de Volpi, explicando a importância de determinado artista.

E é isso que dá graça ao desenho. “Aos poucos o Trácio vai mudar um pouco sua personalidade, vai começar a desenhar e apreciar os artistas”, conta Cacá Amadei. E você deve estar se perguntando: do que Jean-Pierre se alimenta, então? De restos de tela da sala de restauração de pintura – local que ele chama de “restaurant”, com seu sotaque francês. O chef e apresentador Olivier Anquier, que empresa sua voz à Trácio, está animado com seu primeiro trabalho como dublador. “Fiquei muito feliz com o convite, principalmente por se tratar de algo educativo na TV”, afirma. - simoni tinti*

Personagens

Jean Pierre - é uma traça “fina”. Vivia no Museu do Louvre, em Paris, bem atrás da moldura da Mona Lisa. Viajou com algumas obras para uma exposição em um museu brasileiro e acabou ficando. É sensível, conhece arte e é preocupado com a qualidade de sua alimentação. Considera comer quadros – em especial de pintores famosos - um ato de barbárie (quase como um vegetariano diante de um prato de vitela). Sua principal fonte de alimentação são restos de tela da sala de restauração de pinturas (local que ele chama de ‘restaurant’). É esguia, possui sotaque levemente afrancesado e modos elegantes. Está atualmente conhecendo (e se interessando) por pintores brasileiros, cujas obras estão sempre prestes a serem devoradas por Trácio.

Trácio – é o antagonista de Jean Pierre. Uma traça gorducha e glutona que não entende nada de arte, não sabe diferenciar uma aquarela de uma pintura a óleo e enxerga qualquer quadro como comida. Pra ele, o que importa é a quantidade e não a qualidade do que come. O museu onde vive com Jean Pierre é apenas uma grande loja de doces com comida à vontade por todo o lado. Tem uma preferência por devorar pintores brasileiros, que considera “comida nossa brasileira”. Já experimentou alguns franceses, mas achou uma comida “meio esquisita”, “metida a besta”. Vive tentando devorar telas de Volpi, Portinari etc. Mas acaba sendo impedida por Jean Pierre, que tenta lhe convencer da importância artística das obras.

Exibição: sábados e domingos, 10h, 15h, 20h05 e 4h (madrugada), TV Rá Tim Bum

* texto de simone tinti, publicado originalmente no site da revista crescer

Nenhum comentário: