terça-feira, 26 de outubro de 2010

Mais uma dos Simpsons!

E a família Os Simpsons ataca novamente e, dessa vez, na terra do Papa. Recentemente, o Osservatore Romano, jornal oficial do Vaticano, publicou aritgo afirmando que Homer e Bart são católicos: Pouca gente sabe, e ele faz de tudo para esconder. Mas é verdade: Homer J. Simpson é católico”, diz o tal texto. Como não bastasse, a publicação ainda encoraja os pais a deixarem seus filhos assistirem, sem medo, "às aventuras dos personagens amarelos".

Para provar sua tese, o jornal citou um estudo de um sacerdote sobre um episódio de 2005 do programa chamado The Father, the Son and the Holy Guest Star. Para ele, Os Simpsons está “entre os poucos programas de TV para crianças em que fé cristã, religião e questões sobre Deus são temas recorrentes”. Além disso, os membros da família americana de classe média rezam antes das refeições e “à sua própria maneira, acreditam no além”, concluiu o estudo do jesuíta, segundo o jornal.

Em entrevista à Entertainment Weekly, o produtor da série Al Jean discordou com todas as linhas escritas no artigo. “Nós deixamos muito claro que Homer não é católico. Eu realmente não acho que ele conseguiria ficar sem comer carne nas sextas-feiras – nem por uma hora”, disse ele à revista. Jean completou dizendo que a família Simpson frequenta a Primeira Igreja de Springfield, “que é decididamente protestante”, e que Homer e Bart só pensaram em se converter ao catolicismo naquele episódio de 2005.

Esta é a segunda vez que o programa, transmitido em 90 países, é elogiado pelo Vaticano. Em dezembro de 2009, na ocasião do aniversário de 20 anos do programa, o Osservatore Romano descreveu o show como "terno e irreverente, escandaloso e irônico, alegre e profundo, filosófico e, às vezes, até mesmo teológico, uma síntese da cultura popular e da niilista classe média norte-americana". Cada uma!

* fonte: reuters

Nenhum comentário: