quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Feliz aniversário, Calvin!

Em 18 de novembro de 1985, nascia um personagem que mudaria as nossas vidas. Trata-se do garotinho cheio de humor Calvin. Hoje as tirinhas batizadas no Brasil de Calvin & Haroldo completa 25 anos de existência. Criadas pelo americano Bill Watterson, elas circularam pelos jornais até dezembro de 1995, quando o artista anunciou sua aposentadoria da série. Adorada pelos amantes dos quadrinhos, o menino e seu inseparável amigo Haroldo (um tigre de pelúcia sábio e sarcástico) já estampou quase 2.500 jornais em todo o mundo. Mesmo sem novas publicações, as tiras continuam a circular em vários jornais, incluindo o português O Público e o brasileiro O Estado de S. Paulo, primeiros periódicos em seus respectivos países a publicar a tira. Hoje, os livros com antologias e coletâneas da série já venderam mais de 30 milhões de exemplares em todo o planeta.

Nas histórias, o garoto de 6 anos e seu tigre de pelúcia - que ganha vida na imaginação do menino - engatam diálogos divertidos e surreais com ênfase nas esquisitices humanas. Em suas conversas inteligentes e bem-humoradas, debatem o jeito das pessoas, enquanto expõem particularidades do mundo infantil e contradições do mundo adulto.

O nome menino foi inspirado no teólogo João Calvino (1509-1564), um dos responsáveis pelas reformas na Igreja Católica. Já do bicho Haroldo, ou Hobbes na versão original, foi inspirado no filósofo e cientista político Thomas Hobber (1588-1679), autor de Leviatã. Por sua rica criação, Watterson recebeu os principais prêmios dos quadrinhos, como o Harvey Award (oito edições), o Eisner (duas edições), o Reuben Award (duas edições), nos Estados Unidos, e o Angoulême International Comics Festival, na França, entre muitos outros.

No início do ano, quando questionado pelo jornal americano The Plain Dealer, sobre uma possível volta dos personagens, Watterson foi logo dizendo que não pretende escrever novas histórias, alegando ter receio de que a tira se torne monótona e repetitiva. No Brasil, as 3.160 tiras publicadas nos dez anos de atividade da dupla foram lançadas pela editora Conrad, formada, até agora, por sete volumes. E aqui registro minha pequena homenagem a essa adorada e adorável dupla, que há mais de duas décadas vem divertindo crianças e adultos!

Um comentário:

Nice disse...

Eu amo esses dois....tenho diversos livros...adorei o post.