quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Gulliver nos cinemas em versão contemporânea

Recentemente, saiu para apreciação o trailer do filme As Viagens de Gulliver, estrelado por Jack Black (de Kung Fu Panda e Rebobine, Por Favor), Emily Blunt (de O Lobisomen) e Jason Segel (de Meu Malvado Favorito e Eu Te Amo, Cara). O longa dirigido por Rob Letterman (de O Espanta Tubarões) traz uma versão cômica do clássico do irlandês Jonathan Swift (1667-1745). Publicado originalmente em 1726, o livro conta as fantásticas aventuras de Lemuel Gulliver, um cirurgião naval que faz as vezes de curioso, observador, repórter e, frequentemente, vítima das circunstâncias nas terras as mais estranhas.

Em uma de suas viagens, ele se vê na ilha Liliput, onde se depara com minúsculas pessoas e torna-se um gigante em relação aos habitantes locais. Lá, é preso pelos pequeninos, mas consegue escapar. Já em Brobdingnag, o contrário acontece: ele é um ser minúsculo perto dos nativos gigantes. A ilha de Laputa é o cenário da sua terceira viagem: os habitantes ocupam-se em complôs e conspirações enquanto o país esvai-se em ruínas. Finalmente, ele encontra os Houyhnhnms, cavalos que governam o próprio país, e também os yahoos, seres bestiais que lembram os humanos. Com esse delicioso e divertido romance, Jonathan critica e satiriza não somente a sociedade dos homens, mas a própria natureza humana.

No filme, uma versão bem contemporânea da obra, Black vive o escritor fracassado Lemuel Gulliver, que naufraga no Triângulo das Bermudas, na ilha de Liliput, habitada pelos seres diminutos. Emily faz uma princesa de Lilliput e Segel, o melhor (e menor) amigo do viajante, Horatio. Bem, não sei se gostei dessa versão da história, voltada para a comédia. As filmagens aconteceram em Oxford, na Inglaterra, a partir de um roteiro de Joe Stillman (de Shrek 2) e Nicholas Stoller (de Get Him to the Greek). Não sei dizer se gostei dessa versão da história. Nada contra Black, mas ainda não consegui digerir o fato de o astro encarnar Gulliver. Na minha imaginação, ele seria uma pessoa bem diferente. Só vendo o filme para realmente afirmar o que estou dizendo e, para isso, terei de esperar até o próximo ano.

As Viagens de Gulliver estreia em 3D em 22 de dezembro nos EUA e em 14 de janeiro no Brasil. Confira o trailer abaixo.

Nenhum comentário: