domingo, 5 de dezembro de 2010

Rio na cidade luz

O diretor brasileiro Carlos Saldanha (de A Era do Gelo 2 e 3) apresentou nesta semana em Paris as primeiras cenas de sua nova produção, Rio, no qual troca os cenários e personagens da era glacial pela ensolarada praia de Copacabana e seus pássaros exóticos adeptos do samba. Coproduzido pela Fox, a animação conta a história de Blu, uma arara azul mimada que não sabe voar e vem ao Brasil para conhecer seu país natal e a vida fora da gaiola, ajudado por Perla, a última fêmea de sua espécie.

Antes de exibir as primeiras imagens de sua animação em um cinema da capital francesa, Saldanha explicou que o projeto ficou parado quase três anos. "Depois de filmes em que só se falou de gelo, estava ansioso por voltar aos trópicos, criar algo a respeito de meu país, o Brasil, e minha cidade, o Rio, que eu deixei para ir aos Estados Unidos quando tinha 20 anos", contou. A demora tem uma explicação. O diretor primeiro precisou concluir o terceiro episódio da saga do mamute Many e sua turam antes de se dedicar à história das aves, uma de suas grandes paixões.

A trama também serviu para que ele fizesse uma espécie de denúncia ao mostrar os traficantes voadores que sequestram Blu e Perla. "Quis criar um ambiente o mais próximo possível de minha percepção da cidade: toda vez que volto ao Rio tenho a impressão de que devo redescobrir meu país", explica. Ele também teve que compartilhar o conhecimento sobre seu país com sua equipe americana. "Primeiro enchi duas malas com livros sobre o Rio, o Brasil e o Carnaval. Mas tive que explicar tudo, o tempo todo. Ao final de um ano, acabei levando seis membros da produção ao Rio".

A imersão cultural incluiu o desfile das escolas de samba no Sambódromo carioca. "Fotografamos tudo que faz essa cidade ser única, inclusive as plantas, as folhas, os insetos", recordou. Passada a fase de reconhecimento in loco, o diretor - formado pela Escola de Artes Visuais de Nova York - teve que superar vários desafios técnicos para contar sua história. "Desenvolvemos um novo programa capaz de animar um desfile de 4 mil pessoas. Sabíamos como fazer para o movimento dos cabemos, mas tivemos que aprender a fazer o mesmo com as penas".

A maior parte das imagens exibidas esta semana ainda está em estágio de desenvolvimento, com os personagens animados sobre um fundo cinza, mas três sequências completas, entre elas o sobrevoo do Rio numa asa delta, dão uma ideia do que será o resultado final do filme animado. A animação produzida por Bruce Anderson (de Horton e o Mundo dos Quem!) e Chris Jenkins (de Tá Dando Onda) contará com as vozes de Anne Hathaway (de Alice no País das Maravilhas), Rodrigo Santoro (de Eu te Amo e 300), George Lopez (de Idas e Vindas do Amor) e Jake T. Austin (da série Os Feiticeiros de Waverly Place). Já a trilha sonora, um dos elementos de maior importância do filme, contará com os talentos de Will.I.Am (do Black Eyed Peas), do rei da bossa nova Sérgio Mendes e do gênio da percussão baiana, Carlinhos Brown.

Rio tem lançamento previsto para 13 de abril de 2011.

* com fonte da afp (de anne chaon, paris)

Nenhum comentário: