sábado, 22 de janeiro de 2011

Cinema: Brasil Animado 3D

Que tal viajar com dois amigos bem diferentes e conhecer vários lugares lindos do Brasil como Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia (Salvador e Porto Seguro), Amazônia, Minas Gerais (Ouro Preto, Tiradentes e Diamantina), Pernambuco (Porto de Galinhas e Olinda), Ceará (Fortaleza, Canoa Quebrada e Jericoacoara), Brasília, Paraná (Foz do Iguaçu), Santa Catarina (Florianópolis) e Rio Grande do Sul (Gramado e Caxias do Sul)?

Essa é a proposta de Brasil Animado 3D (em cartaz nos cinemas nacionais), o primeiro longa-metragem nacional a usar a tecnologia 3D e que também mistura cenas reais com personagens de animação. Além de trazer canções interpretadas por Ed Motta e Simoninha, no elenco de dubladores encontramos nomes como os de Fernando Meirelles, Daiane dos Santos, Eduardo Jardim, Ariel Wollinger, Fabiano Perez e da própria diretora, a Mariana Caltabiano, que além de dirigir o animado também assinou o roteiro ao lado de Eduardo Jardim.

A história é bem simples. Os dois amigos Stress (um empresário pão duro que só pensa em ganhar dinheiro) e Relax (um divertido diretor de cinema, que só pensa em curtir a vida e se divertir) partem em uma grande aventura pelo Brasil em busca do Jequitibá Rosa, a árvore mais antiga do Brasil. Feliz com a ideia de lucrar em cima dessa raridade, Stress aceita investir nessa ideia de Relax e juntos eles partem numa divertida aventura, pois nenhum dos dois sabem onde está o tal "Grande Jequitibá Rosa".

Sem dúvida, Mariana Caltabiano provou que o Brasil está preparado para fazer filmes usando a tecnologia 3D. Seu filme apresenta cenas lindas de nossas belezas naturais saltando fora da telona do cinema. Infelizmente, a grande decepção da produção acaba sendo que só as cenas reais são em 3D. Isso mesmo, os personagens e os cenários animados ganharam a mesma técnica, deixando os fãs de animação decepcionados nesse quesito.

A qualidade da animação é impecável e mostra mais uma vez que o Brasil também pode produzir, como aconteceu com outros animados como O Garoto Cósmico, do diretor Alê Abreu, as produções do Mauricio de Sousa e outras tantas exibidas na televisão. Os destaques aqui não só o 3D, a qualidade da animação, as paisagens brasileiras e a deliciosa trilha sonora, mas o modo didático no qual a história é contada.

Brasil Animado pode muito bem ser usado como documentário para apresentar curiosidades e a geografia de nosso país, mostrando que estudar e aprender pode ser divertido, incentivando a criançada a conhecer melhor os locais, a cultura e as histórias do país que elas vivem.

léo francisco*

* o amigo e jornalista é crítico de cinema e editor dos sites planeta disney (um endereço dedicado ao universo mágico dos estúdios disney) e arteview (um espaço dedicado ao mundo do entretenimento e da cultura, com informações sobre cinema, música, teatro, eventos...).

Nenhum comentário: