terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Nickelodeon revela os principais hábitos infantis

O Nickelodeon apresenta pesquisa para entender os hábitos e as preferências dos pequenos telespectadores latinos. Batizada de Geração 5.0 – Os Novos Pilares da Infância, aborda alguns dos temas mais marcantes do universo infantil e adolescente da atualidade: alimentação, atividade física, sustentabilidade, criatividade e diversidade.

O estudo revela o impressionante dado de que o Brasil é o país onde se menos pratica esporte nas escolas, em toda a América Latina. Também comparado aos nossos vizinhos, o jovem brasileiro também é o que menos se preocupa com o meio ambiente e sustentabilidade. Além disso, menos de 39% das nossas crianças tiveram contato real com a diversidade – fator que pode ser decisivo no desenvolvimento de comportamento violento, como o bullying. Para chegar a esses dados, foram ouvidas crianças e mães no Brasil, Argentina, Chile, México, Colômbia, Venezuela e Peru. Confira os principais resultados abaixo.

Atividade física
O peso corporal está cada vez mais relacionado com o consumo e o gasto de calorias. De acordo com pesquisa, o que mais mudou nesses últimos anos é que as crianças e jovens consomem mais calorias e comidas processadas. Além disso, a garotada está cada vez mais dentro de casa e faz menos atividade física. O que não mudou é que a atividade física nas escolas continua sendo bem menos importante do que ter notas altas ou aprender tecnologia. E a prática de esportes e atividades físicas vem perdendo força e espaço nos últimos tempos para outras brincadeiras e atividades. Em 2003, 75% das crianças andavam de bicicleta enquanto hoje esse número caiu para 41%.

Além disso, o índice de prática de esportes nas escolas brasileiras é o menor da América Latina. No geral, as crianças e os adolescentes nunca entenderam tanto de esporte, só que hoje elas são "cyber esportistas" e não esportistas reais. Ou seja, 50% das crianças jogam futebol “real” enquanto 87% jogam vídeo-game. A prática de esportes e atividades físicas vem perdendo força e espaço para outras brincadeiras e atividades.

Sustentabilidade
As crianças brasileiras são as que menos se preocupam com o meio ambiente na América latina. O México é o país que mais atenção dá ao assunto, com 84%, seguido de Venezuela, 73%, Colômbia e Chile, 70%, Argentina 68% e por último Brasil, como 56%. Apesar de afirmarem que se interessam pelo tema sustentabilidade, as crianças hoje em dia não sabem muito o que fazer pelo tema. Mas desempenham o básico: não jogam lixo na rua, não ficam mais do que 15 minutos no banho, não desmatam a natureza, não escovam os dentes com a torneira aberta e não imprimem muitas folhas.

E, apesar de ainda estarem compreendo a importância da sustentabilidade, elas costumam adotar ações ecológicas promovidas por empresas, como plantar árvores e usar folhas recicláveis. Quando o assunto é sustentabilidade, existe uma troca de informações em casa. Pais ensinam valores, como não jogar lixo na rua, mas também aprendem com os filhos: uma em cada duas mães brasileiras diz que aprendeu muitas coisas sobre meio ambiente/reciclagem com o filho.

Criatividade
Segundo a pesquisa, a criatividade faz muito bem às crianças: ela promove relações abertas e positivas com a realidade, flexibilidade às novas situações, promove segurança e faz a criança lidar melhor com fracassos e provocações. 84% das mães acham extremamente importante estimular a criatividade dos filhos, mas ainda são bastante tradicionais em relação às atividades criativas.

Hoje em dia, o estímulo à criatividade dos filhos está em diversas plataformas como vídeos online, blogs, twitter etc. 78% das mães afirmam que assistir a programas infantis é uma atividade que estimula a criatividade dos filhos, 72% concordam que desenhos estimulam seus filhos e uma em cada duas mães acha que jogos interativos na Internet estimulam a criatividade dos filhos.

Alimentação
Cozinhar virou um hábito de lazer entre pais e filhos. As mães estimulam isso, e uma em cada duas mães diz que cozinhar/fazer lanches divertidos estimula a criatividade dos filhos. A TV pode ser uma das aliadas das mães quando o assunto são hábitos alimentares mais saudáveis. 75% das mães acham que a TV não interfere ou interfere de maneira positiva na alimentação dos seus filhos.

Diversidade
Pais e filhos estão abertos ao diferente. Pelo menos no discurso – 96% das mães estimulam os filhos a respeitar pessoas com deficiências físicas ou mentais e 73% diz preferir que seus filhos tenham contato com pessoas de diferentes níveis sociais. Apesar disso, apenas 10% sempre tem contato com pessoas com problemas visuais ou auditivos contra 39% que nunca tiveram.

Nenhum comentário: