quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Uma homenagem!

Esta semana recebi um telefonema que me deixou muito lisonjeada. Evando dos Santos, criador da Biblioteca Comunitária Tobias Barreto de Meneses, no bairro Vila da Penha, no Rio de Janeiro, me ligou para informar que meu nome teria um lugar na primeira “calçada da fama literária” do Brasil. Segundo ele, “uma homenagem pela minha contribuição em prol da nova biblioteca Tobias Barreto”. Este post, na verdade, não é para me vangloriar pelo pouco que fiz - claro, que há uma pontinha de orgulho e a sensação de mais uma missão cumprida (e que atire a primeira pedar quem não se encheria de felicidade com uma homenagem como essa!) Mas sobre um homem fantástico e grande incentivador da leitura no país que tive o prazer de conhecer durante uma reportagem para a revista Monet (leia aqui). Seu Evando me ensinou muito sobre perseverança, dedicação e determinação.

Evando, como poucas pessoas que conheço, é um batalhador, do tipo que não desiste de seus sonhos, que não desanima diante da primeira pedra no caminho, que se preocupa mais com os outros do que com si mesmo... Enfim, do tipo fácil de admirar. Talvez por isso, seu maior desejo foi realizado, o de transformar uma minúscula biblioteca que funcionava nos cômodos de sua casa em uma Biblioteca que faz jus ao grande homem que ele é. Talvez por isso também, assim como eu, foram muitos que contribuíram, à sua maneira, para ajudar Evando a edificar seu merecido sonho: levar cultura e esperança às pessoas. Obrigada, Evando, pela homenagem e por permitir que eu conhecesse um pouco do grande homem que você é.



Sobre a biblioteca
Fundada em 1998, com apenas 50 livros, por Evando dos Santos, a Biblioteca Comunitária Tobias Barreto de Meneses conta hoje com um acervo de 47 mil exemplares. Para chegar a esse número, as dificuldades enfrentadas foram grandes. Muitos livros foram transportados por Evando de ônibus, sob o escaldante sol carioca. Apesar das dificuldades, ele conseguiu montar e expandir a biblioteca e conquistou o apoio de gente importante, como Oscar Niemeyer, que, sensibilizado com a sua história, deu-lhe de presente o projeto arquitetônico da nova biblioteca, onde a Tobias funciona hoje.


Lá, há todo tipo de livro, de romances a didáticos. Até mesmo obras raras são encontradas no acervo, como a primeira gramática de língua portuguesa de 1953, um discurso de Getúlio Vargas, um livro feito de pele de carneiro, mapas antigos e muito mais. A biblioteca também possui computadores com acesso à internet. Leia mais sobre aqui.

Serviço
Endereço: Rua Engenheiro Augusto Bernachi, 130, Vila da Penha, Rio de Janeiro (RJ).
Horário de funcionamento: domingo a domingo, das 6h às 23h
Telefone: (21) 2481- 5336
E-mail: bibliotecatobiasbarreto@gmail.com
Lembrete: a biblioteca aceita doações de livros

Nenhum comentário: