quarta-feira, 9 de março de 2011

Hora do planeta

Dia 26 de março terá um sabor especial. Especial porque você poderá ter uma oportunidade efetiva de participar de um movimento pela preservação do meio ambiente de uma forma simples e sem sair de casa. Como? Basta apagar as luzes por 60 minutos e participar da Hora do Planeta. Nesse dia, diversas governos, empresas e a população de diversas cidades do mundo vão apagar as luzes de suas casas, monumentos famosos e de estabelecimentos por 1 hora para mostrar que apóiam a luta contra o aquecimento global e outras ameaças ao nosso planeta.

A Hora do Planeta começou em 2007, na cidade de Sidney, criado pelo WWF-Austrália como um movimento local para incentivar a população a ter uma atitude concreta diante das mudanças climáticas. Em 2008, o movimento cresceu, registrando a participação de 35 países, 400 cidades e mobilizando 50 milhões de pessoas que apagaram as luzes durante uma hora. Somente um ano depois, em 2009, é que o evento se transformou no movimento global para a sustentabilidade que é hoje, com a participação de cerca de mais 100 milhões de pessoas - são mais de 1.800 cidades em 81 países, inclusive o Brasil.

Desde então, grandes marcos mundiais, como a ponte Golden Gate (EUA), o Coliseu (Itália), o painel publicitário da Coca-Cola emna Times Square (EUA), a Torre Eiffel (França) o Cristo Redentor (Rio de Janeiro), a Fontana de Trevi (Itália), a Cidade Proibida (China),
o Palácio de Buckingham (Inglaterra), o Viaduto do Chá (São Paulo), o Obelisco (São Paulo) e outros ficam às escuras como uma espécie de protesto por uma causa que se torna mais urgente a cada hora que passa.

Qualquer pessoa, cidade ou empresa pode aderir à Hora do Planeta. Basta se cadastrar no site da WWF-Brasil e apagar as luzes das 20h30 às 21h30, no dia 26 de março. Uma horinha em prol de um desenvolvimento justo e sustentável. Um ato para lembrar a todos como pequenas atitudes podem mudar o planeta, pequenas atitudes que podemos adotar no nosso dia a dia, como como andar mais a pé e de bicicleta, reciclar o lixo, economizar água e energia, usar menos sacolas plásticas e mais produtos biodegradáveis, não jogar lixo na rua, manter o carro sempre regulado etc. etc.

O que é?
A Hora do Planeta é um ato simbólico, promovido no mundo todo pela Rede WWF, no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando as suas luzes durante 60 minutos.

Quando?
Sábado, dia 26 de março, das 20h30 às 21h30. Apague as luzes para ver um mundo melhor. Hora do Planeta 2011.

Onde?
No mundo todo e na sua cidade, empresa, casa... Em 2010, mais de um bilhão de pessoas em 4.616 cidades, em 128 países, apagaram as luzes durante a Hora do Planeta. Em 2011, a mobilização será ainda maior.

Confira abaixo o video oficial e acesse o site do Hora do Planeta para participar.

Um comentário:

Maira disse...

Vamos participar, cada um fazendo sua parte as coisas melhoram né?
bjs.