quarta-feira, 9 de março de 2011

Literatura: Apolinário, o Homem-Dicionário

A espera acabou! Finalmente chega às livrarias o aguardado novo trabalho de Fábio Yabu, criador da série literária e televisiva Princesas do Mar. Apolinário, o Homem-Dicionário (Panda Books) é o décimo-segundo livro do autor e conta com ilustrações de Daniel Bueno, vencedor do Prêmio Jabuti. Bueno conseguiu materializar de forma brilhante conceitos subjetivos do texto, usando letras e livros para representar os personagens e suas emoções. Foi dele a ideia de fazer os personagens com corpo de livro.

Apolinário, o Homem-Dicionário apresenta um personagem bem conhecido: um professor de português apaixonado pela língua portuguesa. Tão apaixonado que não tolera nem mesmo os pequenos erros de grafia, de significado, de concordância e de pontuação, que são reproduzidos nos versos da história e que levam o professor à loucura e o leitor a muita diversão. O personagem chega até a terminar um namoro por causa de um "a" mal craseado.

O prefácio dessa pequena obra-prima é assinado por Mauricio de Sousa, que dá seu aval final para Yabu como um dos principais autores infantis da atualidade.

Um comentário:

jonathan disse...

O livro parece ser ótimo!