quarta-feira, 25 de maio de 2011

Salve o dia do nerd! [atualizado]

Como muitos dos amigos sabem - e alguns desconfiam - sou nerd de carteirinha. Do tipo fã de Star Wars, Star Trek, ficção científica em geral, desenhos animados, séries de TV, animes, internet, computadores diversos (tenho uma pequena coleção deles em casa!)... Também sou maluca por literatura fantástica e ainda coleciono bonequinhos (inclusive os da Revista Recreio - um pouco de puxa-saquismo não faz mal a ninguém!). Isso só para citar algumas das minhas "manias". E hoje, dia 25 de maio, se comemora do Dia do Orgulho Nerd - também conhecido por Dia do Orgulho Geek.

Tudo começou na Espanha, em 2006, quando
uma turma de umas 300 pessoas resolveu se juntar para comemorar sua nerdice fazendo um Pac Man humano no que eles chamaram de Día del Orgullo Friki. A data, claro, não foi escolhida por acaso. Ela coincide com a estreia nos cinemas americanos do primeiro filme da série Guerra nas Estrelas, em 1977.

E não é só isso. O dia 25 de maio é conhecido como o Dia da Toalha (em inglês, Towel Day) em homenagem ao escritor Douglas Adams, o criador da série literária O Guia do Mochileiro das Galáxias. O autor deixou o nosso planeta em 11 de maio de 2001 e resolveu-se comemorar a data de sua morte juntamente com o Dia do Nerd - já que o livro é leitura obrigatória para a categoria. A data é lembrada com carinho pelos fãs do mundo todo, que carregam uma toalha durante o dia inteiro com eles. Alguns usam como uma capa, outros como um turbante...

Ah, a toalha. Para quem não conhece a história - nem viu a adaptação para o cinema, em 2005 -, o acessório é quase um protagonista das obras de Adams, que recomenda jamais devemos sair de casa sem ela! Principalmente, se você quiser sobreviver quando a Terra for, enfim, destruída por alienígenas. Nessa hora, lembre-se: Don't panic e assuma sua nerdice, sem vergonha de ser feliz!

Nenhum comentário: